O QUE É O PET?


O Programa de Educação Tutorial - PET, criado em 1979, esteve, durante 20 anos, sob o acompanhamento e avaliação da Capes. A partir do ano 2000, o Programa passou a ser vinculado à Secretaria de Educação Superior - SESu/MEC
    O Programa de Educação Tutorial é destinado a grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das IES. O apoio é concedido ao curso por um período indeterminado, e ao bolsista até a conclusão da sua graduação, desde que obedecidas as normas do Programa constantes neste documento.
   O PET é integrado por grupos tutoriais de aprendizagem. O Programa busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Neste sentido, espera-se proporcionar uma melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.
    As atividades extracurriculares que compõem o Programa têm como objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional como para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.
      Atualmente o PET abrange todos os estados do Brasil, em diversas áreas de atuação profissional, tendo um total atualmente de 780 grupos. No Pará desde que foi implantado Dentro desse movimento Nacional o estado do Pará se apresenta com 19 grupos, sendo 13 na Universidade Federal do Pará –UFPA (Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia de Pesca, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Física, Geologia , Licenciatura e Bacharelado em Geografia, Geofísica, Medicina/Enfermagem, Letras Língua Portuguesa e 1 Conexões de Saberes) , 5 na Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA (Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Engenharia de Pesca e 1 Conexões de Saberes em Paragominas) e  1 Conexões de Saberes na IFPA/Castanhal.
Assim, o PET vem mostrando sua grande importância nas vertentes de ensino, pesquisa e extensão para Educação Superior no Brasil, sendo utilizado como difusor de ideias e concretizador de fatos e atos inerentes a um melhor desenvolvimento de diversas atividades na academia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário